BRASIL

WorldPackers: Experiência da primeira viagem como voluntário

Você sabe o que é a WorldPackers? A experiência da primeira viagem como voluntário é um momento marcante na vida de viajante de primeira viagem. Eu sou José Franklin, neste texto vou compartilhar a minha primeira viagem fazendo voluntariado em Natal-RN utilizando o site WorldPackers.

Eu tenho muito o que falar, mas para não deixar o texto muito longo vou resumir a minha experiência abordando apenas os principais pontos que acho importante. No final, espero que você goste e crie coragem para iniciar a sua primeira jornada como voluntário.

O voluntariado é uma alternativa  interessante para quem quer conhecer novos lugares, novas pessoas, economizar  e ter sem dúvidas muitas histórias para contar para os seus amigos após a viagem.

Como tudo começou na WorldPackers?

Antes de começar a viajar como voluntário e estava pesquisando no Youtube por formas de fazer um intercâmbio barato, já que não sou herdeiro ou rico para pagar mais de 60 mil reais em intercâmbio em outro país para aprender um idioma.

Durante as pesquisas encontrei um canal que abordava exatamente o intercâmbio de trabalho, que eu pensava que se tratava do Work and Travel.
Assisti o vídeo completo, depois mais outro, outro e terminei a playlist completa sobre intercâmbio de trabalho, uma vez que achei interessante a proposta de trabalhar em troca de hospedagem. 

Afinal, viajar e economizar era algo que estava buscando fazer e, por isso, comecei a me interessar ainda mais pelo assunto e pelas diversas possibilidades oferecidas no Worldpackers.

Visitei o Worldpackers todos os dias

Após assistir a diversos vídeos, resolvi visitar o site WorldPackers para conhecer todas as oportunidades de voluntários, embora eu não estivesse pronto para começar a jornada naquele momento.

Eu não tinha dinheiro, mas uma enorme vontade de viajar como voluntário que durou pelo menos 2 anos. Sim, passei todo esse tempo assistindo vídeos e acessando o site todos os dias para ver o que ele estava oferecendo aos seus voluntários.

Observei vagas para trabalho em fazendas, hostels, ONG e outras possibilidades que chamavam a minha atenção e aumentavam o meu desejo de começar a jornada de viajante voluntário. O canal Vida Mochileira me ajudou muito. 

Decidi fazer a primeira viagem

Finalmente eu decidi viajar, mas precisa primeiramente explicar para a minha família, principalmente para a minha mãe, que eu iria viajar como voluntário, já que isso não é algo comum para muitas pessoas. 

Para fazer isso de maneira convincente, mostrei um vídeo do próprio Worldpackers para que ela entendesse como tudo funcionava. Passado essa parte, embora eu estivesse decidido a viajar, eu estava saindo do meu estado Pernambuco para o Rio Grande do Norte, mesmo sendo próximo, eu estava com medo de algo dar errado.

LEIA MAIS:Como fazer roteiros de viagem: Aprenda a planejar sua viagem

Por isso, pesquisei nos sites de passagens de ônibus todos os horários de ônibus voltando para o meu destino anterior, hospedagem hoteis e me planejei para o pior. Assim eu estava preparado para voltar se algum problema acontecer. 

 

Chegou o momento de iniciar a primeira viagem, escolhi um lugar 

Escolhi a Pousada Casarão 2030, que fica localizada próximo a praia de Ponta de Negra em Natal, dei inicio a minha jornada no dia 20 a 30 de novembro de 2022. 

Mesmo sendo um período curto, ele foi suficiente para ganhar experiência, amadurecer a ideia de viajar como voluntário e, claro, me conectar com novas pessoas, desde voluntários, funcionários da pousada e hóspedes.

A chegada na pousada 

Cheguei da pousada por volta do meio dia, fui recebido por um voluntário que era responsável por cuidar da recepção, almocei e logo em seguida perguntei o que eu deveria fazer naquele momento.

Os voluntários me falaram que no primeiro dia não é necessário começar a trabalhar, ou seja, tive uma folguinha no primeiro dia de voluntariado kk.

Então, resolvi ir à praia, conhecer os arredores da pousada e aproveitar tudo antes de começar de fato a ser um voluntário que troca hospedagem por trabalho. No dia seguinte eu estava lá pronto para iniciar a minha jornada. Se voce estiver curioso a pousada se chama Pousada Casarão 2030.

 

O meu serviço como voluntário em Natal-RN

 

Me candidatei para a recepção noturna, recebi um treinamento e aprendi como funcionava o trabalho naquele setor. Durante a noite, o meu trabalho era basicamente receber os hóspedes que chegavam à noite, o meu horário era das 20 horas à meia noite. 

Durante o dia eu tinha tempo para aproveitar a praia, fazer passeios, conhecer a cidade de Natal e voltar à noite para iniciar o meu turno. Eu ainda tinha duas folgas semanais que me possibilitaram curtir ainda mais o que a cidade tinha a me oferecer.

Os passeios que é possível fazer em Natal-RN

Em Natal mesmo você pode conhecer a praia de Ponta Negra, cartão postal da cidade, os bares e restaurantes. Na orla da praia você encontra agências de turismo que oferecem diversos passeios pela região como, por exemplo, passeio de bug, de lancha, conhecer a base de lançamento de foguete conhecida como Barreira do Inferno.

Como voluntário da pousada Casarão eu ganhei como cortesia um passeio que passava por algumas praias, uma lagoa de água doce e pelo o famoso Cajueiro de Pirangi com mais de 9 mil metros quadrados.

A maioria dos passeios são na região próxima a Natal como, por exemplo, Pipa que fica localizada na cidade de Tibau do Sul, as Dunas que fica na cidade de Extremoz.

Vou continuar viajando como voluntário Worldpacker?

A minha primeira experiência como voluntário Worldpacker foi determinante para aumentar o meu desejo de continuar viajando. Além de uma maneira barata, eu posso aproveitar para viver momentos que nunca poderei viver sendo apenas um turista que faz uma viagem completamente dentro do comum.

Como voluntário é possível conhecer novas pessoas, se conectar, ajudar e ganhar mais experiência. Por isso, digo que vou continuar fazendo viagens e sempre recomendando que as pessoas tenham coragem para enfrentar esse tipo de jornada.

As principais dúvidas dos leitores

  • O que é o WorldPackers?

O WorldPackers é uma plataforma onde você pode viajar fazendo voluntariado, trocando trabalho por hospedagem.

  • Como começou sua jornada no WorldPackers?

Comecei assistindo vídeos no YouTube sobre intercâmbio de trabalho e, depois de dois anos, decidi me inscrever no site para buscar oportunidades de voluntariado.

  • Como foi sua primeira experiência como voluntário?

Viajei para Natal-RN e trabalhei na Pousada Casarão 2030, cuidando da recepção noturna. Aproveitei o tempo livre para explorar a cidade e a praia.

  • Quais passeios você fez em Natal?

Fiz passeios como o tour pelas praias locais, a lagoa de água doce e o famoso Cajueiro de Pirangi. Também conheci Pipa e as Dunas.

Você vai continuar viajando como voluntário?

Sim! A experiência foi incrível e quero continuar viajando como voluntário para conhecer mais lugares e viver momentos únicos.

 

guichedeviagem.com.br

Criado com paixão por José Franklin, nosso blog é um espaço dedicado a compartilhar informações, inspirações e dicas valiosas que tornarão suas aventuras pelo globo inesquecíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *